Como se concentrar nos estudos melhor site para baixar






Você já tentou praticar e sua mente ficou vagando entre um pensamento melhor site para baixar

Mas fique tranquilo! Esse não é um problema com você, a falta de concentração é muito geral entre os melhores acadêmicos e concurseiros, e é responsável pela péssima qualidade nos estudos.
Neste item vou esclarecer uma vez que funciona a concentração e o que mais atrapalha de obtê-la. Ao final vou andar várias dicas que o ajudarão a manter a concentração nos estudos para melhorar teu estágio.
como melhorar a concentração



Logo, vamos estrear entendo uma vez que funciona a concentração no teu cérebro.

A neurociência da concentração nos estudos

A concentração ou atenção é a capacidade do cérebro selecionar determinadas dados do envolvente e ignorar aquilo que for descartável.
Teu cérebro, nesse exato momento, está captando milhares de dados ao teu volta sobre teu envolvente e corpo, entretanto você está selecionando sua atenção exclusivamente para esse item (muito, pelo menos espero que você esteja fazendo isto 😉 ).
De concórdia com o professor e pesquisador da neurociência William O’Connor existem dois tipos de atenção, a premeditado e a reflexiva como se concentrar nos estudos

“O córtex pré-frontal (detrás da testa) está encarregado da concentração premeditado; se você está estudando para uma prova ou escrevendo um romance, o impulso e as ordens vêm dessa extensão. Mas se houver de súbito um evento fascinante, o ataque de um tigre ou o grito de uma gaiato, é o córtex parietal (detrás da ouvido) que é ativado.”
Veja inferior nessa imagem desenvolvida pelo site meurcerebro.com as áreas responsáveis pela atenção
Save
Ou seja…
É a concentração premeditado como focar nos estudos
 ou atenção seletiva a responsável por você manter o foco nos estudos em meio a um envolvente com muito soído ou várias distrações. Ainda é essa a concentração que iremos trabalhar nesse texto como se concentrar para estudar

Você conhece o Locus Cérelus?

Outra extensão de destaque em teu cérebro é o  como melhorar a concentração Locus Cérelus, uma das fontes mais importantes de noradrelaina, que é responsável por regular os níveis de alerta. A noradrenalina é muito considerável para o processo de estágio e memória.
Save
Assim, se você está estudando e começa a sentir muito sono como manter o foco
 significa que seus níveis de noradrenalina diminuíram, porém se você está em estado de alerta é a noradrenalina produzida no Locus Cérelus quem está ajudando você a permanecer assim.
Pesquisas recentes também sugerem que os pequenos movimentos oculares chamados uma vez que micro sacádicos sejam responsáveis pela manutenção da concentração, fazendo com que você consiga focalizar sua atenção para o que deseja. como ter foco nos estudos

Agora que você já sabe resumidamente uma vez que funciona a concentração no teu cérebro. Logo, vamos varar um mito que está acabando com a sua atenção nos estudos.

O mito de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo

Um dos problemas mais geral que observo em educando e concurseiro é o vício de praticar e ver televisão ao mesmo tempo ou velejar na internet e ainda enviar mensagens pelo celular.
Estes acadêmicos acreditam que são capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo, o que hoje em dia é denominado de multitarefa.
Só que o multitarefa é um mito. como aumentar a concentração
 O cérebro sempre procurará processar exclusivamente uma referência de cada vez, mesmo que você use dois canais sensoriais diferentes.
Tendo como exemplo
Ouvir uma áudio lição ou áudio livro (que envolve a audição) enquanto envia mensagens pelo celular (que envolve a visão). Nesse caso o cérebro estará fazendo duas atividades de maneira ineficiente.
De concórdia com os doutores em ciência da UFMG Ramon Conseza e Leonor Guerra autores do livro Neurociência e instrução:
“É bom lembrar que duas dados que viajem por um mesmo conduto não serão processadas ao mesmo tempo, pois o cérebro será obrigado a intervalar a atenção entre as dados concorrentes”
Além de que, pesquisas recentes sugerem que nossa memória de trabalho, que é a memória responsável por armazenarmos dados curtas, antes de andar para a memória de longo prazo.
Isto significa que ao praticar você precisa estar totalmente concentrado para armazenar as dados necessárias para sua prova ou concurso.
Para entender melhor uma vez que funciona sua memória, leia o item que escrevi a reverência 
Agora que você já entendeu que precisa estar concentrado exclusivamente nos estudos para conseguir memorizar o teor, vamos desenredar o que mais atrapalha sua atenção na hora de praticar.

O que mais atrapalha sua concentração na hora de praticar?

Existem muitos fatores que podem atrapalhar sua concentração, você precisa estar consciente desses problemas para conseguir resolvê-los.
Estes problemas podem ser externos, fora do dicas de como estudar
 teu controle, uma vez que a título de exemplo,  teu vizinho fazendo uma sarau.  Ainda podem ser internos que você possui controle, a título de exemplo, você permanecer no celular enquanto estuda.  Vamos identificar os piores…

Teu estado de vigilância e alerta

Teu cérebro sofre variações que vão do sono profundo até ao despertar e esses estados influenciam muito a sua capacidade de concentração.
Tendo como exemplo
Se você estiver em um nível de como começar a estudar
 alerta muito grande, você pode estrear a sentir impaciência, e isto prejudica seus estudos porque você não consegue permanecer parado estudando.
Ter um nível de alerta regulado constituirá com que você consiga estar desperto o suficiente para praticar.

Sonolência na hora de praticar

Outro grande problema relacionado também a seus níveis de alerta é a sonolência, quando você está sonolento dificilmente conseguirá se concentrar nos estudos.
A sonolência não prejudica exclusivamente sua atenção, mas também sua memorização na hora de praticar. Você já leu no site que o sono é considerável para o estágio. Preparar-se sonolento irá exclusivamente não consigo me concentrar
 prejudicar seus estudos.
Se você estiver com sono, prefira tirar um cochilo rápido ou se for a noite, durma o suficiente para convencionar no outro dia com um nível de alerta correto para os estudos.

Emoções negativas na hora de praticar

Emoções negativas são extremamente prejudiciais na hora de praticar. O impacto não é tão direto ao processamento de dados pelo cérebro, mas sim na sua atenção e motivação.
Emoções negativas pode ser desânimo irritação, cansaço, impaciência, não gostar de praticar, entre outras.
Essas emoções impactam muito sua motivação. Uma vez desmotivado você desiste dos estudos e prefere realizar outras atividades.
Além de que, sua atenção se torna baixa, enfim sua mente passa a dar atenção somente a sua emoção negativa. Com sua atenção fraca sua memorização também se torna ineficiente.
Estar entusiasmado e disposto a praticar é importantíssimo para que você aprenda com qualidade e melhore sua concentração e memorização dos conteúdos.

alimento e concentração nos estudos

De concórdia com pesquisas realizadas pelo site allpsychologycareers.com:
“A nutrição adequada fornece ao cérebro nutrientes importantes e necessários para firmeza do humor, regulação bioquímica e desenvolvimento de um cérebro saudável.”
Um dos principais combustíveis para o cérebro é o açúcar, ou glicose, quando você exagere nos vitualhas processados com muito açúcar, seus níveis de glicose no sangue alteram-se bruscamente.
Essa diferença é prejudicial para sua concentração, pois podem provocar irritabilidade, hiperatividade, letargia, além de gerar problemas uma vez que o diabetes.
Cevar-se corretamente com proteínas, vegetais e frutas ajuda a manter teu humor e energias regulados para que sua atenção nos estudos seja plena.
Veja inferior nesse infográfico produzido pela Psicopedagoga Denise Mineiro os 5 super vitualhas para o cérebro:
Save

Distrações na hora de praticar

Com certeza hoje em dia as distrações são as piores vilãs na hora de praticar. Em um mundo onde a tecnologia está cada vez mais alcançável, é fácil distrair-se dos estudos para responder uma mensagem no celular.
Sobre esse tema eu escrevi um item completo e também passei várias dicas para evitar as distrações na hora de praticar, depois de terminar a leitura leia as 10 piores distrações na hora de praticar.

Dicas para aumentar a concentração nos estudos

Até você já descobriu uma vez que funciona sua concentração e o que mais atrapalha ela. Agora irei andar algumas dicas práticas para que você consiga se concentrar nos estudos.
IMPORTANTE: Estas dicas que irei andar ajudam na sua concentração, mas para se concentrar plenamente você precisa ter uma mente e uma rotina organizada, em conformidade expliquei no item dos 5 passos para andar em provas e concursos.

Divida teu tempo em pequenos blocos de estudo

Uma das melhores maneiras de você melhorar a concentração é dividindo seus estudos em pequenos blocos de tempo.
Eu sempre recomendo aos meus estudantes que estudem de 40 a 50 minutos e depois tirem uma pausa de 10 minutos, isto é eficiente tanto para a memorização quanto para a concentração.
Veja uma vez que fazer…
Passo 1 – Selecione a material e o teor que você irá praticar
Save
Antes de tudo você precisa ter selecionado a material e o teor para praticar, marque o início e o término da sua material. Pode ser uma vídeo lição, apostila, livros o que você descobrir melhor.
Passo 2 – Coloque em teu timer de 40 a 50 minutos
Save
Depois de selecionar o teor, ajuste teu timer para o tempo de estudo indispensável. É muito considerável você seguir corretamente esse tempo estabelecido, até para que você forme o hábito de estuar todos os dias dessa maneira.
Passo 3 – Tire uma pausa de 10 a 20 minutos
Em seguida praticar tire uma pausa de 10 a 20 minutos. Isto ajudará você a solidar as dados estudadas em sua memória e também manter a concentração para a próxima sessão de estudos que você fizer.
Seguindo esses passos você conseguirá melhorar a concentração, além de ser um modo mais fácil de manter os estudos.

Alterne sua maneira de praticar

Outra maneira bastante eficiente de manter sua atenção nos estudos é alternando as formas uma vez que você estuda.
Com o tempo praticar exclusivamente de uma maneira pode se tornar muito extenuante.
Tendo como exemplo
Ao praticar por várias horas exclusivamente por apostilas, teu cansaço irá fazer você perder a concentração no que está lendo.
Se você intervalar entre apostilas, vídeo aulas ou outrem tipos de materiais, você conseguirá manter a sua atenção por muito mais tempo, pois os estudos não ficarão cansativos.

como se concentrar nos estudos, como focar nos estudos, como se concentrar para estudar, como melhorar a concentração, como manter o foco, como ter foco nos estudos, como aumentar a concentração, dicas de como estudar, como começar a estudar, não consigo me concentrar



Comentários